O Guia Completo Sobre BCAA
Você provavelmente já ouviu falar em BCAA. Você sabe o que significa essa sigla e quais são os seus benefícios para a saúde?
BCAA é uma sigla em inglês, que traduzida significa “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”. O BCAA é um suplemento produzido à base de aminoácidos essenciais. Isso significa que esses aminoácidos não são produzidos pelo nosso organismo, e precisam ser obtidos através da alimentação.
O BCAA é formado basicamente por três formas:
L-Valina;
L-Leucina;
L-Isoleucina;
O principal objetivo do BCAA é restaurar os músculos que foram danificados depois de um exercício físico. Eles sofrem rompimentos nas fibras, e podemos dizer que os aminoácidos são responsáveis pela recuperação das mesmas.
Quando o BCAA age na musculatura, ela cresce ainda mais forte e maior. Além disso, para praticar atividades físicas, o corpo precisa de uma carga energética muito grande. Se a pessoa não se alimenta direito, o corpo começa a retirar essa energia da massa magra.
E isso é o pior quadro para quem quer emagrecer e fortalecer a musculatura. Além de não ser saudável, a pessoa perde músculos, já que os nutrientes começam a ser utilizados para o funcionamento do metabolismo.
Ao consumir o BCAA, a pessoa sofre pequenas alterações na insulina, o que garante maior absorção de nutrientes e consequentemente evita a perda muscular.
Apesar de natural, é importante não exagerar na quantidade a ser usada por dia. Não há relatos de pessoas que sofreram efeitos colaterais, mas nunca se sabe o que pode acontecer se as doses recomendadas forem muito excedidas.
Posso Perder Peso Com o BCAA?
O BCAA não é um termogênico. Ou seja, apenas tomar BCAA não vai fazer você perder peso, porque ele não age diretamente na velocidade do nosso metabolismo.
Contudo, se a sua ideia é emagrecer de um modo saudável, pode se tranquilizar quanto ao uso do BCAA, pois de forma alguma ele prejudica esse processo, pelo contrário.
Da mesma forma, o BCAA não vai fazer você ganhar peso caso você use o suplemento e não treine. O suplemento é formado por aminoácidos responsáveis pela construção muscular. Além disso, não existem níveis consideráveis de carboidratos em sua composição.
E, além dos carboidratos, não há glicose. Portanto, não se preocupe. O único problema é consumir BCAA junto a outros suplementos como Whey Protein e não praticar atividades. Suplementos como os do tipo Whey fazem sim a pessoa ganhar peso caso não queime uma quantidade considerável de calorias durante os treinos.
É Seguro Tomar BCAA? É Cientificamente Comprovado?
No ano de 2013, um grupo de cientistas submeteu um grupo de 26 homens que praticam exercícios físicos a alguns testes com a utilização do BCAA.
Foram feitos dois grupos, cada um contendo 13 homens. O primeiro grupo recebeu um tratamento com suplementos feitos à base de BCAA. O segundo grupo foi tratado apenas com um placebo.
Os dois grupos precisaram passar por exames antes e depois dos treinos, para medir principalmente os grupos musculares no pré treino e o cansaço / lesão no pós treino.
Os resultados foram como esperados. O grupo que utilizou o suplemento sofreu menos lesões e menos fadiga muscular, enquanto que o grupo que tomou o placebo sofreu mais lesões e o cansaço foi maior.
O estudo serviu para comprovar a eficácia do uso de suplementos tanto para praticantes de atividades aeróbicas quanto anaeróbicas.
Existe Uma Forma Ideal Para Consumir o Suplemento?
Existem diversas formas de BCAA no mercado, como comprimidos, cápsulas, BCAA líquido, em pó. A dúvida é: alguma dessas formas é mais indicada do que outra? Alguma delas possui uma eficiência maior?
Sim. Dê sempre preferência ao suplemento em pó. Essa recomendação é dada pelos próprios fabricantes que alegam que outras formas do BCAA sofrem mudanças químicas durante o processo de fabricação. Consequentemente, acabam perdendo um pouco da eficácia.
Além isso, é uma das opções mais baratas no mercado. Por ser em pó, acaba sendo mais concentrado e possui uma ação mais rápida no organismo.
A maior vantagem de outras formas dos aminoácidos em relação ao suplemento em pó é a facilidade para transportar e consumir o suplemento. Para quem pratica academia, por exemplo, é bem mais fácil tomar uma cápsula do que preparar um shake.
Mas essa é a única vantagem. Se você quiser um suplemento mais barato e funcional, opte pelo BCAA em pó que trará resultados mais rápidos para você.
Eu Posso Tomar Mais de Um Suplemento Por Vez?
Sim, você pode. Não há nenhum problema em misturar o BCAA com suplementos que fornecem energia, como a creatina, ou que aceleram a recuperação muscular, como o Whey Protein.
E, para falar a verdade, é difícil encontrar alguém que não use o BCAA junto a outro suplemento. Contudo, é importante verificar antes em cada suplemento a quantidade presente de BCAA na composição.
No caso do Whey Protein, por exemplo, não é necessário juntar os dois. O próprio Whey já possui quantidades altas dos aminoácidos. Você não vai sofrer danos na saúde se misturar os dois, mas é melhor não exagerar na quantidade.
Se o seu objetivo é perder peso, o ideal seria consumir os aminoácidos com algum suplemento termogênico. Os suplementos termogênicos são produzidos com base em alimentos que aceleram a velocidade do metabolismo. Se você ainda não conhece os alimentos termogênicos, acesse aqui nosso artigo sobre eles.
E não se esqueça: antes de começar a consumir qualquer tipo de suplemento ou remédio, consulte antes um médico ou nutricionista para fazer uma avaliação completa sobre o que é melhor para você.
Cada organismo responde de formas diferentes aos estímulos dados. Para não colocar sua saúde em risco, certifique-se antes de que está fazendo a coisa certa! Clique aqui e para conhecer o suplemento.
Se você gostou do artigo sobre os suplementos, deixe o seu comentário abaixo, e conte se você já usou e se sentiu alguma diferença no seu organismo! Compartilhe o nosso post, e fique de olho para os próximos artigos.
Até breve, e bons treinos! Não se esqueça apenas de manter uma dieta bem equilibrada antes de consumir os suplementos! É muito importante manter uma dieta equilibrada além do uso de suplementos. Clique aqui para descobrir receitas saudáveis e funcionais para manter sua dieta equilibrada!
Seja o primeiro a comentar!