Reeducação alimentar: como fazer?
Você faz uma dieta atrás da outra, deixa de comer o que gosta, perde peso e depois engorda e novo. Você se identifica com essa situação? O que está faltando é uma reeducação alimentar!
A reeducação alimentar é diferente de fazer uma dieta. Ela consiste em mudar de forma consolidada os hábitos de vida, principalmente os alimentares. Em uma reeducação alimentar, a pessoa aprende a comer de forma certa.
Ela aprende como comer bem, como se alimentar bem, sem que para isso ela precise necessariamente deixar de comer sua pizza sagrada do final de semana ou aquele belo sorvete de chocolate em um dia quente.
Através de pequenas ações uma pessoa passa a se reeducar na alimentação, e é justamente essa reeducação alimentar que será a grande responsável por ajudar você a emagrecer de forma saudável e eficaz.
Muitas pessoas optam por dietas restritivas, mas há um problema grande nisso, já que o organismo precisa de vitaminas e nutrientes que muitas vezes são provenientes de carboidratos ou proteínas, ou até mesmo gorduras. Quando uma pessoa corta esse tipo de alimento, corta junto a principal fonte de tais substâncias. Elas são essenciais para que o corpo possa manter a manutenção dos órgãos e do metabolismo funcionando corretamente.
O que essas pessoas não sabem é que é possível emagrecer sem necessariamente precisar cortar esses alimentos da dieta.
Contents
No que consiste a reeducação alimentar?
Como o próprio nome diz, o objetivo de uma reeducação alimentar é educar uma pessoa novamente a comer de forma saudável. A pessoa passa a substituir refeições muito pesadas e pouco saudáveis por pequenas refeições feitas ao longo do dia e bem mais saudáveis.
Por exemplo, em uma reeducação alimentar a pessoa aprende a importância de se comer de 3 em 3 horas, para que o metabolismo se mantenha ativo durante o dia inteiro.
Isso traz algumas vantagens para quem quer emagrecer. Por exemplo fracionando assim as refeições, a pessoa acaba não só comendo melhor, mas também diminui a fome e consequentemente a quantidade de alimento ingerido diariamente.
Quando fazemos refeições muito grandes à base de carboidratos de alto IG, é natural que sintamos mais fome ao longo do dia. Diminuindo a quantidade de carboidratos de alto IG, é natural a pessoa sentir menos fome, já que os carboidratos de baixo IG fornecem a energia de forma lenta e gradual.
Reeducação alimentar receitas
A maior vantagem da reeducação alimentar é o fato de ela diminuir as chances de uma pessoa desenvolver o temido “efeito sanfona”. O efeito sanfona consiste em perder peso em um curto período de tempo e ganhá-lo novamente. Mas quando isso acontece, geralmente a pessoa ganha mais peso do que tinha antes.
A reeducação faz com que os novos hábitos alimentares sejam permanentes, e não temporários, como em uma dieta. Uma pessoa emagrece mais rápido com uma dieta do que com a reeducação alimentar, mas corre alguns riscos de saúde, sem contar que constantemente precisa fazer uma nova dieta para perder o peso que ganhou novamente.
Você também pode emagrecer com uma reeducação alimentar, mas o emagrecimento demora mais a acontecer. Ele é mais lento e gradual, mas em compensação é permanente. Por isso é importante pensar em se reeducar, já que não precisará mais cortar alguns tipos de alimento que você gosta de comer e os resultados serão permanentes.
Além disso, uma reeducação alimentar não tem o intuito de apenas fazer a pessoa emagrecer. Ela ajuda a melhorar (e muito) a saúde e ao mesmo tempo evitar a formação de doenças decorrentes da má alimentação, ou até mesmo curar algumas, se for o caso.
Você sabia que o Diabetes Tipo 2, por exemplo, é desenvolvido em decorrência de maus hábitos de vida? Sedentarismo e má alimentação são a chave para o desenvolvimento desta terrível doença. Uma reeducação alimentar pode evitar esse tipo de problema no seu futuro.
Como começar a reeducação alimentar?
Para começar, tenha em mente que você só deve iniciar sua reeducação alimentar se essa ideia partir de você mesmo. Não faça isso caso esteja sendo pressionado por alguém. Isso simplesmente não funciona. Uma mudança sempre se inicia de dentro para fora. A partir do momento em que você estiver se sentindo preparado de verdade, aí sim, é hora de começar.
Você precisará, ao longo do tempo, encontrar um equilíbrio para a sua alimentação. Claro que é difícil mudar hábitos da noite para o dia, não é assim que funciona. Mas você precisará fazer um esforço inicial para diminuir o consumo de alguns tipos de alimentos.
O primeiro passo é fazer uma análise da sua alimentação e verificar quais são os piores alimentos que você consome. Em seguida, crie metas reais. Não adianta estipular que a partir de hoje você não comerá mais doces. Quando colocamos esse tipo de pressão na nossa cabeça, cedemos à tentação de forma muito mais voraz.
Ao contrário disso, crie metas possíveis de serem cumpridas. Se você come doces todos os dias, procure diminuir a quantidade para duas ou três vezes por semana, até que isso possa diminuir ainda mais e você possa manter um controle total sobre a situação.
Como Fazer Alimentos Sozinho
Experimente começar a anotar tudo o que você come em um caderno durante uma semana, para que possa manter um controle maior. Muitas vezes não nos lembramos do que comemos e nem a quantidade. Se você mantiver esse controle, será mais fácil para saber o que precisa ser diminuído.
E não deixe também de consultar um profissional da área, como um nutricionista. Ele será responsável por definir os melhores alimentos para você consumir de acordo com as suas necessidades físicas. Se você possui alguma doença ou alergia a algum tipo de alimento, o profissional também será responsável por criar um cardápio balanceado para você.
O que você achou da reeducação alimentar? Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo e diga como você lida com essa situação.
E para melhorar de uma vez a sua alimentação, não deixe de consultar o E-book Receitas Funcionais Para Emagrecer Certo. São mais de 100 receitas saudáveis que vão ajudar você a atingir o peso ideal!
Seja o primeiro a comentar!